O Melhor Celular Abaixo de R$ 20.000 (Setembro 2025)

Melhores Smartphones Abaixo de 20.000 Rúpias: Guia Completo

Se você está buscando o melhor smartphone dentro da faixa de 20.000 rúpias, este artigo apresentará as principais opções disponíveis, categorizadas por desempenho em jogos, experiência de software e qualidade de câmera. Além disso, incluiremos algumas sugestões para quem pode estender ligeiramente o orçamento.

O melhor telefone geral pode surpreendê-lo, então acompanhe até o final.

Desempenho e Gaming

Quando analisamos o desempenho em jogos e performance geral, encontramos vários aparelhos de ponta neste segmento de preço.

Existem três telefones equipados com o chip Dimensity 7300, dois que vêm com o mais recente Snapdragon 6 Gen 4, e o recém-lançado PO X7, que utiliza o Dimensity 7300 Ultra.

No entanto, para superar todos eles, o **Poco X6 Pro** se destaca com o Dimensity 8300 Ultra. Em benchmarks, o Poco X6 Pro alcança pontuações que dobram as de qualquer outro telefone na comparação, seja no M22 ou no 3D Mark. A estabilidade também é razoável no *CPU throttling*, embora as temperaturas registradas sejam bem altas.

Testando o desempenho em jogos com os três principais concorrentes, observamos o seguinte:

* **BGMI:** O CMF Phone 2 Pro parece ser o mais impressionante, oferecendo suporte a 120 FPS. Contudo, ele mantém apenas uma média de 90 FPS, o mesmo patamar alcançado pelo Poco.
* **Genshin Impact:** O Poco mantém uns estáveis 59 FPS durante toda a jogabilidade, enquanto os outros dois telefones mal atingem 50 FPS.
* **Bowing Waves:** Novamente, o Poco joga com o FPS mais alto.
* **Call of Duty Mobile:** O Poco é o único que suporta 120 fps e entrega essa performance.

Portanto, em termos de gaming e performance bruta, o **Poco X6 Pro é simplesmente imbatível**. Ressalta-se que ele aquece mais que os outros e seus recursos de jogos não são tão ricos quanto os encontrados em dispositivos Oppo, Xiaomi (MIUI) ou Realme.

Para aqueles que preferem não usar processadores MediaTek ou não gostam da marca Poco, existe uma alternativa muito boa: o **Realme P3**, que vem com o Snapdragon 6 Gen 4. Por cerca de 18.500 rúpias, é possível adquirir a variante com 256 GB de armazenamento.

A Melhor Experiência de Software

Antes de revelar o melhor telefone para experiência de software, vale a pena observar um dado interessante: a quantidade de aplicativos pré-instalados (*bloatware*) em cada aparelho, incluindo apps próprios e de terceiros.

O **Oppo K13** é o campeão negativo, com incríveis 60 aplicativos pré-instalados. Além disso, o software da Oppo apresenta anúncios na interface (UI) e na tela de bloqueio (*glass lock screen*).

Em contraste, o **CMF Phone 2 Pro** se destaca com zero aplicativos de terceiros e apenas seis apps de primeira linha. Não há anúncios em hipótese alguma, configurando a experiência de software mais limpa possível. Adicionalmente, ele oferece 3 anos de atualizações de sistema operacional e 6 anos de patches de segurança.

Além do software, o CMF Phone 2 Pro possui um design com apelo “faça você mesmo” (DIY), embora a tampa traseira não seja mais removível. Na frente, há um painel AMOLED de 1.5K com taxa de atualização de 120 Hz e proteção Gorilla Glass 5, além de suporte a *Dolby Vision*.

As câmeras cumprem o papel, mas não espere resultados excepcionais. A bateria é de 5.000 mAh, e ele vem com um carregador de 67W na caixa. Recebeu sua primeira grande atualização e ainda tem mais duas atualizações de sistema garantidas.

Resumindo, o CMF Phone 2 Pro é o melhor telefone para quem busca uma experiência de software pura e limpa, com boas políticas de atualização. A performance é adequada para o uso diário, e até é possível jogar nele. Embora utilize armazenamento UFS 2.2, o uso extensivo não demonstrou lentidão.

A configuração de câmera do CMF é impressionante:

* Câmera principal de 50 MP.
* Teleobjetiva de 50 MP com 2x.
* Ultrawide de 8 MP.
* Câmera frontal de 16 MP.

A bateria de 5.000 mAh é acompanhada pelo excelente ponto positivo de vir com um carregador na caixa. É um aparelho muito bom, com ótima experiência de software e poucas concessões significativas.

Melhor Câmera Abaixo de 20.000 Rúpias

A categoria mais requisitada é a de melhor câmera sob 20.000 rúpias. Neste quesito, analisamos apenas dois dispositivos com um conjunto triplo de câmeras traseiras adequado, já que outros modelos apenas simulam módulos com lentes adicionais. São eles: o **Moto G50 Neo** e o **CMF Phone 2 Pro**.

Especificações da câmera:

* **Moto G50 Neo:** Possui OIS na câmera principal, recurso ausente no CMF. A teleobjetiva oferece 3x, o que é superior. Ambas as câmeras ultrawide e frontal têm maior contagem de megapixels.
* **CMF Phone 2 Pro:** Não possui OIS na principal.

Ao comparar as fotos:

* **Câmera Principal:** O Moto captura cores mais naturais e possui melhor HDR. Ao aplicar zoom, as imagens do Moto também mostram mais detalhes.
* **Câmera Ultrawide:** O céu nas fotos do Moto aparece muito melhor. Em outra imagem, o CMF resulta em uma foto excessivamente brilhante, perdendo detalhes.
* **Teleobjetiva:** Ambos tiram boas fotos, mas o Moto permite um zoom óptico maior.
* **Retratos:** O Moto mantém tons de pele naturais, enquanto o CMF tende a distorcer bastante.

Em relação aos vídeos, o CMF às vezes satura as cores, outras vezes as mantém mais neutras. O ponto mais surpreendente é que os vídeos do CMF são mais estáveis que os do Moto, mesmo sem OIS.

Ambos gravam em 4K a 30 fps pela câmera principal, mas o Moto também consegue gravar em 4K a 30 fps usando a lente ultrawide.

Se a escolha fosse estritamente pela melhor câmera, a preferência recairia sobre o **Moto G50 Neo**. Além disso, o Moto é o único com tela LTPO de 1.5K, classificação IP68, certificação *mil-grade* e suporte a carregamento sem fio. Ele é alimentado pelo chipset Dimensity 7300, suficiente para o uso diário. A bateria é menor, mas dura um dia com uso moderado. Atualmente, o telefone roda Android 15, com mais quatro atualizações de sistema garantidas. Seu tamanho de tela de 6.4 polegadas o coloca na categoria de aparelhos menores.

Opções Para Quem Pode Estender o Orçamento

Se você puder aumentar um pouco o orçamento, temos três ótimas alternativas.

1. **H60 Fusion:** Lançado este ano, é uma opção sólida. Oferece bom desempenho diário com o Dimensity 7400. O conjunto de câmeras é bom, com um aplicativo de câmera mais rápido, 256 GB de armazenamento na versão base (com slot para cartão micro SD), e um belo painel AMOLED curvo de 1.5K. Ele roda Hello UI baseado em Android 15, com muitos recursos de IA.
2. **Poco F6:** Lançado no ano passado por 30.000 rúpias, agora custa cerca de 21.000. Oferece uma excelente relação preço/performance, trazendo o Snapdragon 8s Gen 3, que proporciona um desempenho potente. A tela é um painel AMOLED LTPS de 1.5K, nítido e brilhante. A câmera é decente, com suporte a gravação de vídeo 4K a 60 fps pela câmera principal. A bateria é de 5.000 mAh com carregamento rápido de 90W. Já recebeu sua primeira grande atualização e ainda tem mais duas por vir. Se houver dúvida entre o X6 Pro e o F6, e o orçamento permitir, o **F6 é a melhor escolha**.
3. **Realme P3 Ultra:** Este modelo oferece um desempenho sólido com o Dimensity 8350 Ultra. Ele se destaca pela bateria grande de 6.000 mAh com carregamento rápido de 80W e um design exclusivo que brilha no escuro. Possui certificações IP68 e IP69, além de uma tela AMOLED de 1.5K a 120 Hz, protegida por Gorilla Glass 7i. A configuração da câmera é aceitável, com a principal gravando vídeos até 4K a 60 fps.

Essas são as melhores opções de smartphones que você pode adquirir abaixo de 20.000 rúpias e algumas alternativas excelentes se puder investir um pouco mais. Compartilhe suas experiências com os aparelhos que você utiliza para que todos possam se beneficiar.